Projeto Festival de Música do Stella 2012 - 10 anos de união, música e educação
Disciplinas envolvidas: Inglês, arte, espanhol, educação física e ética (diretamente) e outras como história, sociologia e filosofia (indiretamente).
Público alvo: Alunos do ensino médio.
Objetivos:
*
Reconhecer a pluralidade cultural entre diferentes povos, através da música.
*
Reconhecer a narrativa oral como veículo de formação da identidade cultural de
um povo.
*
Salientar a importância da música como elemento de divulgação da cultura e da
história.
*
Valorizar as habilidades artísticas como o desenho, a oralidade, a musicalidade
e a dança de nossos alunos.
*
Perceber a interação entre a música popular e a história.
*
Possibilitar aos alunos a construção do conhecimento por meio de pesquisa,
tomada de decisões em grupo, organização das etapas de trabalho, elaboração de
textos com finalidade social, discussão e criação de soluções para
situações-problema reais.
Conteúdos
procedimentais:
·
Os
professores devem distribuir os temas ou estilos musicais por turmas, por meio
de sorteio.
·
Os
professores devem propor o tema do projeto e conversar com cada turma sobre o
tema sorteado para esta desenvolver sua pesquisa. Dividir os grupos de trabalho
em cada turma: equipe de música, de dança, de ornamentação, de mural e apoio
técnico.
·
Os
alunos devem pesquisar sobre bandas e cantores de seu tema ou estilo, suas
obras e principais acontecimentos que podem ter influenciado a criação
artística. Essa pesquisa é exposta no mural da turma.
·
Os
alunos podem desenhar caricaturas, cartoons, montagens com recortes, etc,
relacionados ao tema do festival ou de sua turma. Esses trabalhos farão parte
da ornamentação do local.· Os alunos devem escolher uma a três músicas para elaborar uma apresentação em público: tocando, interpretando, dramatizando ou dançando.
· Os alunos, junto com o professor, devem fazer uma listagem dos materiais necessários à apresentação, bem como discutir os meios de consegui-los.
· Se necessário, elaborar ofício pedindo materiais como microfones, aparelhos de sonorização, instrumentos musicais, tecidos e papéis para confeccionar roupas e adereços e kit para maquiagem teatral.
· Redigir coletivamente o texto de apresentação da turma, onde deverão constar os dados mais relevantes da pesquisa, resumo sobre a relevância dos autores escolhidos no contexto histórico e principais acontecimentos históricos da época retratada.
· Ensaiar a apresentação da turma. Essa etapa deve se repetir algumas vezes, até que se alcance o resultado esperado. Cada turma também deve confeccionar os adereços, cenário e figurino.
· Os professores envolvidos no projeto, em conjunto, deverão elaborar a ordem de apresentação das turmas, levando em consideração aspectos como tema, número de alunos envolvidos na apresentação, adaptações no cenário e instrumentos utilizados.
· Cada turma deverá elaborar convites para a sua apresentação, informando o dia, horário, e local aos pais e comunidade escolar.
· Apresentar os trabalhos realizados em dois momentos: intervalos culturais (para apreciação e escolha dos melhores) e Festa da primavera.
Recursos: Banners de divulgação e com pesquisas relacionadas, cartazes em cartolinas e pôsters, folder de divulgação, telas para pintura dos temas, tecidos para confecção dos murais, tintas, equipamentos de som para ensaios e apresentações, microfones e instrumentos musicais, câmera de vídeo e de fotografia para registro das apresentações e uso de internet para inclusão das imagens em blogs e redes sociais.
Avaliação: Participação de cada aluno na equipe que se propôs trabalhar, considerando a capacidade de organização do trabalho em grupo, iniciativa, qualidade da pesquisa e desempenho na apresentação final.
Parabéns pelo projeto, Flávia. Pude observar que os alunos esperam ansiosamente pelo dia do Festival e se dedicam ao máximo, mas o melhor disso tudo é que podemos descobrir muitos talentos: apresentadores, cantores, bailarinos, entre outros e resgatar a autoestima de muitos deles.
ResponderExcluirUm grande abraço!
Andréia Reis